Ginos’s East, Chicago

Post publicado originalmente em 2010, atualizado em agosto, 2018

Saber mais sobre a pizza da Gino’s East, Chicago foi uma oportunidade que surgiu de uma forma bem inusitada…

Em 2004, tive o privilégio de fazer parte da delegação brasileira que foi até o outro lado do mundo, nas Filipinas, participar da Litt-world – Congresso Mundial de Literatura Cristã. Eram mais de 50 nações representadas, a grande maioria de países africanos, asiáticos e europeus… Gente de Gana, Sri-lanka, Vietnam, Egito, Russia, Portugal, EUA, Canadá, Peru… Enfim, um evento para ser lembrado para o resto da vida…

Dentre as muitas amizades começadas durante aqueles dias, uma em especial perdura até hoje: John Maust, presidente da MAI – Media Associates International, organização que promove a Littworld a cada dois anos. Depois de 2004, nos encontramos ainda várias vezes, inclusive na Littworld 2006, que aconteceu aqui no Brasil e que teve o apoio da Asec – Associação de Editores Cristãos, na época que eu ainda era seu diretor executivo…

E é com muita alegria e um grande privilégio, receber a contribuição de John Maust, como o primeiro correspondente internacional do Blog da Pizza! Confira a seguir uma pequena matéria sobre a Gino’s East Chicago, uma das mais tradicionais pizzarias dos EUA, eleita a número 1 pela People Magazine e que tem como marca registrada a sua Deep Dish Pizza. Espero que um dia, algum empresário visionário traga essa iguaria para o Brasil! (Atualização, ano 2018: já existem algumas pizzarias Deep Dish em terras tupiniquins, em breve, faremos uma postagem sobre isso).

A Deep Dish Pizza ainda me lembra dos bons momentos com meus sobrinhos e minha irmã, na época que moravam em Chicago… Se você quiser, pode conhecer a história da famosa pizza de Chicago neste minidoc fantástico:

Ainda vou tentar entrar em contato com outros amigos da Littworld… Vai ser muito interessante ouvir histórias ao redor do mundo da nossa querida redonda!

Bom, mas vamos ao que interessa: com vocês, numa tradução livre feita por esse que vos escreve:

John Maust e sua Deep Dish Pizza

Logotipo da Gino's East

Cerca de 30 anos atrás, um amigo pediu-me para visitar a primeira casa da pizzaria Gino’s East, no centro de Chicago. Era uma noite gelada de inverno. O lugar estava lotado, então tive de me juntar aos demais clientes na fila do lado de fora da loja, na calçada em frente à porta principal. Nós tremíamos e ficávamos nos movendo, batendo os pés no chão numa tentativa louca de se aquecer um pouco. “É bom que valha a pena”, resmunguei para mim mesmo… Finalmente, chegou a nossa vez e então, fui apresentado a pizza no estilo Deep Dish da Gino’s.

Servido em uma panela rasa escura, a pizza tinha dois centímetros de espessura, coberta com uma linguiça fatiada crocante sobre um denso molho de tomate picante, que se revelava entre as fatias. A crosta da pizza estava assada divinamente, revelando sua cor quase laranja, super crocante e granulada na sua textura, devido à farinha de milho usada entre seus ingredientes. Eu nunca tinha experimentado uma pizza como aquela antes, ou melhor, nunca havia provado uma pizza tão boa. Sim, valeu a pena esperar naquele frio para conhecer a pizza Deep Dish da Gino’s. E ainda hoje, continua valendo a pena!

Ao longo dos anos, minha família tem feito muitas visitas à pizzaria Gino’s, que agora possui mais de 15 filiais na área de Chicago. Tornou-se um dos lugares favoritos para nossas festas de aniversário e para a família celebrar mais uma volta segura pra casa, depois de um longo vôo em uma viagem de negócios. Esperar 30 minutos para que a pizza no estilo deep-dish saia do forno não é um incômodo, mas tornou-se um bom momento para um bate-papo familiar. Então, quando a pizza chega, surge um silêncio nas nossas conversa, pois nossas bocas ficam ocupadas com os a grande responsabilidade que é morder e saborear aquelas bordas crocantes.

A pizzaria Gino’s tem atraído um exército de fãs em Chicago e região. Sua pizza já foi classificada como a número 1 pela revista People. Ah… A Gino’s também serve pizza tradicionais, de massa fina. Mas você estaria cometendo um grave pecado de ir ao Gino’s e não pedir a sua famosa deep-dish pizza.

John Maust

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *