Noruega, a terra da pizza (congelada)

por Whaldener Endo, direto de Ås, na Noruega,
exclusivo para o Blog da Pizza.

Post publicado originalmente em 2014,
atualizado em agosto de 2018.

 

Não faz muito tempo quando a pizza ainda era considerada uma comida exótica na Noruega, um país acostumado a alimentar-se de frutos do mar, como bacalhau e salmão, e de produtos do campo, como carnes e laticínios. De algumas décadas para cá, no entanto, a pizza caiu no gosto do norueguês e o país, então, presenciou um considerável aumento no consumo deste alimento, até tornar-se, atualmente, em um dos países com o maior consumo per capita de pizza em toda a Europa.

Pizza congelada norueguesa
Foto by Whaldener Endo

Um dos grandes responsáveis por esse crescimento foi, sem dúvida, a popularização das pizzas congeladas. Uma grande variedade de pizzas congeladas está disponível ao paladar nórdico de seus clientes, e as principais redes de supermercado do país, como Kiwi e Rema1000 reservam sempre uma boa parte da seção de congelados apenas para esse tipo de produto.

Grandiosas, a pizza congelada mais tradicional da Noruega
Alguns sabores da Grandiosa. Foto by Whaldener Endo

Entre as diversas marcas de pizzas congeladas disponíveis, as pizzas da marca “Grandiosa” sem dúvida se destacam. Grandiosa é a marca pioneira de pizzas congeladas do país e, apesar de seu sabor questionável e de sua textura e aparência duvidosas, ela é uma marca amplamente difundida na península escandinava, chegando a tornar-se mais um ícone norueguês.

Peppe's Pizza, principal rede de pizzarias da Noruega
Peppe’s Pizza, a rede mais tradicional de pizzarias na Noruega.

Porém, não só de pizzas congeladas se fartam os noruegueses. Falar sobre pizza na Noruega é, sem dúvida, falar também da grande rede de pizzarias Peppe’s Pizza. Criada em 1970, na Noruega, a Peppe’s Pizza gradativamente espalhou suas pizzarias em diversas cidades do país e em outros países da Escandinávia, como a Finlândia, até se tornar na maior rede de pizzas da Noruega e de toda a Escandinávia. Apesar do nome italiano, a Peppe’s Pizza foi criada por uma norueguesa e um americano que imigraram dos EUA para a Noruega, fundando sua primeira unidade em Oslo, a capital do país. Suas pizzas, de fato, lembram muito as pizzas de grandes redes americanas, como a Pizza Hut e, principalmente, a Domino’s Pizza.

Heavy Heaven slice
Heavy Heaven da Peppe’s. Foto by Whaldener Endo

Com a uma exploração intensa dos recursos marinhos e com uma extensão relativamente grande de recursos florestais, o povo norueguês continua, ainda hoje, a consumir vários produtos provenientes destes lugares, alguns deles incomuns para o paladar estrangeiro, como a carne de rena e de alce. O país também é, junto com o Japão, um dos únicos países do mundo onde ainda se pratica a pesca comercial em grande escala de baleias. É bem provável, portanto, que em alguns lugares deste país vários noruegueses estejam, no momento, degustando pizzas com ingredientes bem inusitados.

Whaldener Endo é biólogo e está terminando
finalizou, em 2016, o seu doutorado na Norwegian University of Life Sciences

Pesquisando um pouco mais sobre o tema, encontramos alguns fatos interessantes (fonte):

– os 5,3 milhões de habitantes do país consomem 47 milhões de pizzas congeladas por ano, o que dá uma média de 8,9 pizzas por habitante/ano, sendo que metade é da marca Grandiosa.
– Em 2004, 20% da população acreditava que a Grandiosa um prato nacional, não oficial.
– A história da pizza norueguesa começa na famosa Frank Pepe’s de New Haven (em breve, faremos um post sobre ela), uma das primeiras pizzarias americanas, aberta em 1925. Um dos funcionários do sr. Pepe, Louis Jordan, decidiu mudar para a Noruega, com sua esposa, cuja descendência era do país escandinavo. Em 1970, eles abrem sua pizzaria, em Oslo, chamada Peppes. que hoje possui mais de 70 lojas no país.
– Alguns sabores inusitados adorados pelos norueguese são: kebab, batatas fritas, pizza branca (sem molho de tomate) com crème fraîche ou sour cream, mincemeat (carne moída com frutas secas) e carne de rena ou caribu.

Sabores extravagantes de pizza na Noruega
Pizza norueguesa de salmão com laranja e vegetais.

 

Uma resposta para “Noruega, a terra da pizza (congelada)”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *