O Livro da Pizza

Il Libro della Pizza

O primeiro livro publicado no Brasil sobre pizzas foi uma tradução do Il libro della Pizza ou O Livro da Pizza, de Vincenzo Buonassisi, editado pelo Círculo do Livro, na década de 80 do século passado. Além de ter sido um marco na história entre pizza e literatura, esse título traz muitas recordações…

Logo do Círculo do Livro

Um das lembranças mais fortes que eu tenho, de meados da década de 1970 e 1980, é a dos meus pais chamando os quatro filhos para “lerem” o catálogo do Círculo do Livro e escolherem um livro. A expectativa que isso trazia, com certeza, muitos dos jovens de hoje têm com os clubs de assinatura como TAG, Turista Literário ou Leiturinha, só para citar alguns (há alguns anos, tenho orientado TCCs em Produção Editorial com este modelo de negócio, o que mostra que o mercado tem encontrado caminhos para a crise na distribuição de livros no Brasil, mas isso é outra história…).

Continue lendo “O Livro da Pizza”

Pizza é Literatura!

Livros sobre pizza

Capa do livro Pizzarias em Buenos Aires
Pizzarias em Buenos Aires, nossa primeira resenha

Juntar várias coisas que amamos é um dos principais objetivos que temos na vida, não? Por isso, fico feliz em postar aqui que Pizza é Literatura!

Na primeira postagem desta nova (e, se o Deus da Pizza quiser, permanente) fase do Blog da Pizza, falamos sobre um Guia de Pizzarias de Buenos Aires. E, a partir de hoje, criamos uma série nova no blog, Pizza é literatura, que trará, a cada duas semanas (mais ou menos), resenhas de livros que tratam do mundo da nossa redonda.

Como disse no início, quando a gente consegue colocar em um mesmo lugar várias coisas que amamos é como se chegássemos à Terra Prometida. Esse blog, de certa forma, é um pedaço (com trocadilho) desta terra, pois consegui juntar Tecnologia/convergência das mídias + Pizza + Livro/literatura.  E isso tem a ver com a história da minha vida…

Continue lendo “Pizza é Literatura!”

5 pizzas e 2 milkshakes de graça: basta comer tudo sozinho

Anthony Kelly, da Pinheads Pizza in Dublin, with what he claims is Irelands largest pizza, all 32inches of it! 14/07/2015 PLEASE CREDIT: Photograph: ©Fran Vealenn nn

Pizza e milkshake de graça? Basta comer a Notorious sozinho. Ah, só um detalhe… você precisa ir para a Irlanda!

Eliana tentando devorar um(a) coxinha

Se você é de São Paulo, provavelmente, já deve ter ouvido falar na Panetteria ZL, que tem uma coxinha de 1Kg  e que, se você comê-la inteira, não precisa pagar. Além dela, existem inúmeros restaurantes que usam esta estratégia de marketing para chamar atenção dos cliente que muitas vezes têm o olho maior do que a barriga… 😎

Além da coxinha, existem outras promoções parecidas: sanduíche de 4kg, pão de queijo de 1kg (da mesma Panetteria)… Mas, para nós, amantes da redonda, o desafio que vale é com pizza de graça, certo?

Continue lendo “5 pizzas e 2 milkshakes de graça: basta comer tudo sozinho”

Precisamos muito nos dias de hoje: amor na forma de pizza

Logo da Steve's Pizzaria

Vivemos, no Brasil, um momento de grande turbulência. O país está dividido e o futuro é incerto. Aprendi com meu pai que, normalmente, os problemas da sociedade surgem quando esquecemos de pensar no coletivo em prol de algo individual. Precisamos muito, nos dias de hoje, de mais amor, ainda mais se ele vier na forma de uma pizza… 😎

Todo e qualquer ato de altruísmo ou de compaixão nos dias de hoje deve ser divulgado para todos os cantos, de forma a mostrar que a humanidade ainda tem solução. 

Nada melhor que um exemplo ligado à nossa amada redonda… Então, aí vai a história de Julie e Rich Morgan, que nos dá esperança de um amanhã mais feliz.

Continue lendo “Precisamos muito nos dias de hoje: amor na forma de pizza”

Isso vai acabar em pizza

Pizza Castelões

Você já pensou em como a expressão “Isso vai acabar em pizza” acabou virando algo negativo? Pode isso, Arnaldo??? 8-(

Se você é como a gente e ama uma redonda, deve ficar indignado quando alguém usa a expressão “acabar em pizza” para ilustrar uma coisa ruim, um final infeliz, algo que não deveria ser daquele jeito… em especial, quando falamos de política.

Como estamos nos aproximando de um momento importante para o Brasil, quando elegeremos nossos próximos governantes (e, falando nisso #EleNão), o Blog da Pizza traz para você a origem desta expressão, que já faz parte da nossa cultura.

Continue lendo “Isso vai acabar em pizza”

Sabores do Brasil na 1900

RegiãoNE no Sabores do BRasil

A rede de pizzarias 1900 lançou, no dia 7 de setembro, seu 2o Festival Sabores do Brasil, trazendo para o mundo das redondas, ingredientes como pirarucu, rapadura, taioba, limão siciliano, dentre outros. Claro, não tudo de uma vez só. 😎

Giovanni Mommo, fundador da 1900
Giovanni Mommo, na filial da Vila Mariana, em 1983, ano de fundação da 1900

A 1900 é uma das principais cadeias de pizzaria da cidade de São Paulo. Foi fundada em 1983, por Giovanni Paolo Momo, sua esposa Katia Cesar Momo e sua sogra Dima Ceratti Cesar, em um galpão que antes era utilizado para a manutenção de bondes, no começo do século passado, fato que deu origem ao nome da rede. Possui sete casas, sendo uma na região do morumbi e que, em breve, terá uma crítica publicada aqui no blog.

Continue lendo “Sabores do Brasil na 1900”

Domino’s Russia: quanto vale uma tatoo?

Quanto você cobraria para se tornar um outdoor ambulante, levando a marca de um produto na sua pele, através de uma tatoo? E se o pagamento fosse em pizza da Domino’s Russia? E se fosse um fornecimento de redondas para “o resto da vida”???

Pois é, uma filial da Domino’s na Russia pensou em oferecer, para quem tatuasse a marca da rede, 100 pizza grátis por ano, pelos próximos 100 anos… É claro que não podia dar certo, não é? Se eles tivessem contratado a mesma empresa russa, especializada no mundo digital, que influenciou as eleições nos EUA, provavelmente ela teria tentado dissuadi-los a não fazer aquilo, mas como deve ter sido o estagiário (sem preconceito… 8-P ), eles colocaram a campanha da rua. Continue lendo “Domino’s Russia: quanto vale uma tatoo?”

Famiglia Reis Magos, Natal/RN

Publicado originalmente em julho de 2010, atualizado em agosto de 2018

Julho, além de ser o mês em que comemoramos o dia da nossa redonda, também é mês de férias! Época de pegar a estrada (literalmente ou não) e curtir outros ares, carregando as baterias para a outra metade do ano.

Desta vez, resolvi caminhar um pouquinho e, quase três mil quilômetros depois, cheguei em Natal (RN). É claro que já planejava experimentar uma boa pizza natalense. Não imaginei que o “destino” me pregaria uma peça: logo ao embarcar no avião avistei o Ezequias, amigo que quase sempre me atendia na Pizzaria Camelo, no bairro paulistano do Morumbi, em Sampa.

Descobri que, depois de quase vinte anos em São Paulo, ele estava voltando pra terrinha natal e, adivinhem… trabalharia em uma grande pizzaria na capital do RN: a Famiglia Reis Magos. Logo ele me convidou para conhecer a pizzaria.

O convite só reforçou a ideia de ir à tal da Reis Magos, que já havia sido indicada pelo twitteiro potiguar @danieldantas79.

Continue lendo “Famiglia Reis Magos, Natal/RN”

Noruega, a terra da pizza (congelada)

por Whaldener Endo, direto de Ås, na Noruega,
exclusivo para o Blog da Pizza.

Post publicado originalmente em 2014,
atualizado em agosto de 2018.

 

Não faz muito tempo quando a pizza ainda era considerada uma comida exótica na Noruega, um país acostumado a alimentar-se de frutos do mar, como bacalhau e salmão, e de produtos do campo, como carnes e laticínios. De algumas décadas para cá, no entanto, a pizza caiu no gosto do norueguês e o país, então, presenciou um considerável aumento no consumo deste alimento, até tornar-se, atualmente, em um dos países com o maior consumo per capita de pizza em toda a Europa.

Pizza congelada norueguesa
Foto by Whaldener Endo

Um dos grandes responsáveis por esse crescimento foi, sem dúvida, a popularização das pizzas congeladas. Uma grande variedade de pizzas congeladas está disponível ao paladar nórdico de seus clientes, e as principais redes de supermercado do país, como Kiwi e Rema1000 reservam sempre uma boa parte da seção de congelados apenas para esse tipo de produto. Continue lendo “Noruega, a terra da pizza (congelada)”